Heineken abre as portas de sua cervejaria e revela os segredos do ‘sabor único mais amado do Brasil’

Foi em uma visita guiada à cervejaria da Heineken, em Jacareí (SP), com a presença de Willem van Waesberghe — mestre-cervejeiro global da marca —, que jornalistas e convidados puderam comprovar de onde vem o sabor único que conquistou o Brasil. A experiência na cervejaria evidenciou os pilares que sustentam a campanha “Sabor de Heineken, só Heineken”: ingredientes 100% naturais, um processo de produção rigoroso e um sabor que permanece inalterado há mais de 150 anos.

O mestre-cervejeiro global Willem van Waesberghe em visita guiada pela unidade de Jacareí
O mestre-cervejeiro global Willem van Waesberghe em visita guiada pela unidade de Jacareí

Eleita a cerveja mais amada pelos brasileiros pelo quarto ano consecutivo, segundo dados da Kantar Insights do Brasil*, a Heineken não apenas se consolidou no País como sinônimo de qualidade, como também mudou o paladar e os hábitos de consumo da população. Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a marca se tornou líder no segmento Puro Malte Premium, levando ao mercado uma cerveja com identidade própria e sabor inconfundível — o mesmo em qualquer parte do mundo.

Essa consistência vem de uma receita simples, mas precisa: água, malte, lúpulo e a exclusiva levedura A, usada em todas as cervejarias da companhia ao redor do mundo. “A levedura A cria o aroma e o equilíbrio que fazem a Heineken se destacar. Para isso, é fundamental mantê-la ‘feliz’, ou seja, com temperatura e ar no ponto, garantindo a mesma performance em cada fermentação”, explica Van Waesberghe, durante a visita à cervejaria.

A mesma Heineken em todo o mundo

O padrão de qualidade é mantido em escala global graças a processos altamente controlados. “Fabricamos a Heineken da mesma maneira em todo o mundo. Os ingredientes são os mesmos — como os tanques horizontais que asseguram a atuação da levedura — e nossos cervejeiros são treinados com os mesmos protocolos. Cada cervejaria envia amostras mensais para a Holanda, onde fazemos análises detalhadas para garantir a padronização”, afirma o mestre-cervejeiro.

A campanha de credenciais da marca, que reforça esses diferenciais, também vem sendo expandida no Brasil por meio da diversificação do portfólio. Um dos destaques é a Heineken 0.0, versão sem álcool da cerveja, que em 2023 se consolidou como a zero mais vendida no País, segundo a NielsenIQ.

Segundo Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil, a aceitação vem da quebra de barreiras culturais e tecnológicas. “Antes, interromper o processo de fermentação comprometia o sabor. Hoje, fazemos uma cerveja completa e só depois retiramos o álcool. Isso mantém o gosto de uma Heineken de verdade”, afirma. “As ações de experimentação são fundamentais para que o consumidor perceba isso. Quando prova, entende que o sabor é realmente surpreendente.”

Produção com energia renovável

Outro pilar da marca é a sustentabilidade. Toda a produção da Heineken no Brasil é feita com energia renovável — uma diretriz global que se conecta com os valores da empresa e seu legado. “Nos perguntamos o que o mundo perderia se a Heineken deixasse de existir. Não seria apenas uma grande cerveja, mas uma companhia comprometida com impacto positivo. Nosso legado precisa ser ambientalmente regenerativo”, reforça Picarelli.

Ao unir tradição, tecnologia e responsabilidade ambiental, a Heineken reafirma seu protagonismo no Brasil e no mundo, oferecendo não apenas uma cerveja, mas uma experiência de qualidade que atravessa gerações — e fronteiras.

*Fonte: Kantar Insights do Brasil – BGS Beer 2024, realizado entre janeiro de 2024 e dezembro de 2024, com público-alvo: 20.314 consumidores, Homens e Mulheres, 18 a 65 anos, classes ABC, amostra nacional, que tenham consumido cerveja no último mês.



from Estadão | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo https://ift.tt/9KwU1af
via IFTTT

Comentários

Postagens mais visitadas